quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Happenstance

(de Rachael Yamagata)
 Rachael Yamagata (e o CD "Happenstance") foi uma das coisas que mais fez sentido pra mim até hoje, quando se trata de música. Vários outros artistas já fizeram, também, muito sentido e já significaram muita coisa. Jamie Cullum e os seus "céus de londres"; Titãs com os cegos do castelo; e, durante uma eternidade, The Sconhecidos e a versão linda de "Dia Branco". Capital Inicial, Chico Buarque, Shakira, Pink, Papa Roach, Metallica, Ana Carolina e uma infinidade deles e das suas canções que sempre se encaixavam em algum momento. Mas aí tem esse álbum, dessa garota com um nome estranho, e músicas tão, tão cheias de significado que eu me pergunto porque nunca escrevi sobre. Acho que Rachael Yamagata é pessoal demais e até hoje as letras e as melodias alimentam sentimentos e lembranças tão meus que fazer uma análise crítica não é tri.
A primeira música que ouvi dela foi "Reason Why" - e suas inúmeras versões youtubísticas.

"I'll track you on the radio, and
I'll find your list in a different name
But as close as I get to you
It's not the same"


e pode ser por eu ser sentimental e bobona demais, mas tem vezes que os olhos da gente enchem dágua ouvindo música, eaí a gente canta com toda força aquela parte da letra tão especial e que parece ter sido escrita exatamente pra ti. poisé.
Não demorou pra que baixasse o CD e conhecesse tantas outras poesias e melodias. E aí tem o piano forte e sempre presente em algumas músicas como "Letter Read" e aquela voz braba da Sra. Yamagata perguntando

My love, my love, my love, how could you do this to me?

 e logo depois cantando de um jeito tão desesperado e bonitinho

"But all I have is your letter read
And I cannot get it out of my head
And I'm afraid, and I can't breathe,
And I'm in love with you
But you are not with me"


então o que ela canta se encaixa exatamente nos nossos temores e filosofias que chega a ser engraçado.

Aí tem "Be Be Your Love" e todo o peso e tristeza dos romances impossíveis, daqueles que todo o mundo é contra e a mera imaginação é proibida;

"And everybody's talking how I, can't, can't be your love
But I want, want, want to be your love"


tem as notas agudos e o ritmo divertido de "I Want You" que inspirou tantas histórias e tantos desejos;

"The only kiss, I ever miss, I shared with you
The other cities hold a memory still of a place
But, when I dream of London, I can only see your face"


tem a esperança e a melodia baixa e quieta de "I'll Find a Way" - que vai ficando mais alta e forte a cada segundo;

"And I'll find a way to see you again"


tem "Meet me by the wather", que tocou over and over e eu nunca canso de ouvir, embalando perfeitamente na minha imaginação o filme "Desejo e Reparação"

"Would you meet me by the water tonight
'Cause I'm ready to break all the rules"


eaí eu me lembro que já havia ouvido Rachael Yamagata antes, na ótima trilha sonora de "Elizabethtown", cantando "Jesus Was a Crossmaker". E lembro também, que aquela canção que toca no fim de "Terapia do Amor" e que é uma das músicas-mais-perfeitas-para-uma-cena está na voz dela e, de repente, "I Wish You Love" ganha um espaço ainda maior na minha caixinha cerebral de músicas preferidas.

"My breaking heart and I agree, that you and I could never be
So with my best, my very best, I set you free"


Enfim. Rachael Yamagata e "Happenstance" foram - e são - perfeitos pra mim. Fazem parte da minha vida, são um pedaço importantíssimo da minha trilha sonora e são cheios de sentimento. Espero, de verdade, que signifiquem pra vocês pelo menos um pouquinho do tanto que significam pra mim.

Download "Happenstance" aqui

3 comentários:

Thiago Dantas disse...

:´)

Marianus Will disse...

ah se ta de parabens....
nossa.. foi muito dificil achar esse album dela para download.. ja estou as dias procurando.. tdo por kauza de uma musica,.. justamnente a Reason Ehy tb ^^
Linda neh.. 8)
bom vou a prokura dos outros albuns.. adoro essa garota rs

Anônimo disse...

[url=http://www.bagsoneonsale.com/]hermes outlet[/url] Hermes usa buy online


[url=http://www.bagstoyousale.com/]cheap hermes outlet[/url] style affordable handbags indoors area to match the need along at the. as being a, You often see the awesome trouble.


[url=http://www.bagsforyousale.com/]hermes bags on sale[/url] The issue with in position-built providers is that almost all potential buyers are after of the show made to order. would you completely overcome a composer what persons writes along with carries out a 3-Minute keyboard writing in your? or even perhaps a 7 foot taller folk in an eco-friendly mankind nicely with what individuals dances awkwardly on to music a offer you? perhaps downloading occasional actress which will do a report for marketing?