segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Sherlock Holmes

(de Guy Ritchie, 2009)
Antes de mais nada e só pra constar: esse é o meu tipo de filme preferido! Cenas grandiosas, ação, pancadaria, ritmo frenééético e um pouco de humor ácido. Perfeito. *-* Agora, deixando de lado meus caprichos cinematográficos convencionais (q?) falemos sobre "Sherlock Holmes".
Não assisti a nenhuma adaptação "old" dos livros de Sir. Arthur Conan Doyle, então fazer uma comparação não é uma boa ideia. O que dizem os críticos de verdade por aí (e eu ratifico xD) é que esse Sherlock tem mais ação. It's true. E não só tem mais ação como também é mais rapidinho (não, ação não é sinônimo de velocidade). E isso é bom. Todavia, um dos elementos que mais chamou minha atenção é o ritmo. Assim mesmo, o filme não se perde, não fica cansativo, não tem cenas WOOOWMASTHERFUCKERSQUEBRATUDO muito longas, diálogos na medida certa pra essa proposta. E então, marcando esse ritmo, temos a trilha sonora FANTÁSTICA do mestre Hans Zimmer (pra quem nãotáligado, ele é o gênio por trás de "Piratas do Caribe", "August Rush" e - sim! - "O Rei Leão"). Portanto, como não poderia deixar de ser, a trilha sonora está impecável, marcando ainda mais o ritmo do thriller.
De resto, temos o roteiro, fraquinho, leve, fácil e divertido, com um mistério interessante no nível Holmes, mas nada que vá mudar a vida de quem assiste. As risadas são garantidas pela ótimo Sherlock do Robert Downey Jr. (que, aliás, ganhou o Globo de Ouro por Melhor Ator de Comédia -oi?) encarnando um detetive problemático, meio psicótico, inconveniente, boçal e, óbvio, com um raciocínio lógico e dedutivo um pouquinho acima da média. Bem diferente do Holmes sério e quadradão que eu conheci na minha infância - e, aliás, bem mais engraçado. Completando o circo, tem o (lindinhoooefofo) Jude Law, sendo um Watson bem mais bonito do que eu imaginava e tem a Rachael McAdams, sempre cutie, sendo sedutora e misteriosa - me lembrou, bem de canto, a Helena Bonham Carter (Bellatrix Lestrange, em Harry Potter), viagemdaLucypff -.
Anyway, vale a pena. Acho que eu daria 4 pipocas, mas deixa isso pro pessoal aqui do lado.

obs: não acredito que fiz um post sobre Sherlock Holmes e não usei a palavra elementar nenhuma vez. triste.
obs2: esqueci de comentar, também, que muita gente me disse que achou o filme "escuro". eu achei ele estranhamente preto-e-branco (talvez monocromático fosse uma expressão melhor, whatever).

Um comentário:

Thiago Dantas disse...

HUAHUAHUAHUAHU seu tipo de filme preferido é meu tipo de filme preferido, uhul! Mas moça, vou dizer que super discordo de vc. Pra mim faltou ritmo e sei lá, nhe nhe nhe. Tirando o elenco, o filme é meia boca. Mas eu gostei. RERE. 2/5.